Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Dia Internacional da Mulher: 5 livros de autoras brasileiras contemporâneas
Carol Avansini
08/03/2024 17:44:20

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é sempre uma oportunidade para lermos mais autoras mulheres. Nosso convite para a data é que você leia mais autoras brasileiras contemporâneas.

Não faltam opções aqui no site no Sebo Kapricho. Com talento e muita qualidade, elas têm conquistado espaço com narrativas envolventes, abordando uma diversidade de temas que refletem a complexidade da sociedade atual. Desde histórias impactantes até reflexões intimistas, essas escritoras têm deixado sua marca, oferecendo novas perspectivas.

5 livros de autoras brasileiras contemporâneas

A gente mira no amor e acerta na solidão - Ana Suy

"A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão" de Ana Suy é um livro construído a partir de diálogos, derivados das experiências da autora em salas de aula, sessões de análise (seja como analisante ou analista), conversas com amigos e leituras de pesquisas teóricas. O objetivo da psicanalista e professora é estender essa conversa ao leitor, sem a intenção de criar um manual ou um tratado acadêmico sobre o tema. O livro propõe uma abordagem mais acessível e pessoal, compartilhando reflexões sobre o amor e a solidão, baseadas em vivências reais e análises psicanalíticas.

O peso do pássaro morto - Aline Bei

"O Peso do Pássaro Morto" de Aline Bei narra a história de uma mulher ao longo de sua vida, explorando temas como solidão, perda e o peso das responsabilidades. A protagonista, cujo nome não é revelado, enfrenta desafios ao longo dos anos, desde a infância até a maturidade. O livro é estruturado em fragmentos poéticos e contemplativos, proporcionando uma visão íntima e complexa das experiências da personagem. A obra aborda questões universais da condição humana, mergulhando nas emoções e na busca por significado em meio às adversidades da vida.

Cidades afundam em dias normais - Aline Valak

O livro se passa no interior do Cerrado, em Alto do Oeste, uma cidade que, de maneira enigmática, afundou em um lago no início deste século. A peculiaridade desse evento reside na sua natureza gradual e lenta, resultando na expulsão  dos habitantes pelo avanço das águas, forçando-os a abandonar a cidade. Anos mais tarde, uma seca extrema revelou novamente Alto do Oeste, expondo os vestígios fossilizados da vida anterior à inundação, agora ocultos sob a camada de lama. Ao receber essa notícia, Kênia Lopes, uma ex-moradora da cidade, sentiu a necessidade de registrar fotograficamente as ruínas, como se estivesse em busca de respostas para indagações nunca antes respondidas: o que faziam os habitantes enquanto esse pequeno apocalipse se desenrolava?

Todos Nós Adorávamos Caubóis - Carol Bensimon 

O livro "Todos Nós Adorávamos Caubóis" de Carol Bensimon apresenta a intrigante história de Cora e Julia, antigas amigas que se afastaram após a partida súbita de Julia para Montreal. O enredo desenrola-se em uma viagem de carro pelo extremo sul do Brasil, explorando colônias italianas, o desolado pampa e uma cidade-fantasma no Rio Grande do Sul. A trama revela os conflitos pessoais das protagonistas, desde dilemas familiares até questões amorosas e traumas do passado. Narrada por Cora, a história tece sarcasmo, pós-feminismo e drama em meio a uma jornada que transcende o tempo e o espaço, entrelaçando os anos 1990, a vida em Paris e as vastas paisagens do sul do país. "Todos Nós Adorávamos Caubóis" oferece uma perspectiva única de uma road novel, onde as personagens buscam compreender sua identidade em uma terra familiar, porém estranhamente desconhecida. 

Copo vazio - Natalia Timerman

Em "Copo Vazio", obra de Natália Timerman, a autora explora o tema das mulheres abandonadas, fazendo um paralelo com figuras trágicas da literatura, como Medeia, Dido, Emma Bovary e Anna Kariênina. A tradição é atualizada no século XXI por Elena Ferrante, e agora, Timerman traz sua contribuição com a história de Mirela. Inteligente e bem-sucedida, Mirela se vê envolvida em uma relação perturbadora com Pedro, o que a leva a questionar a ideia de abandono nos tempos contemporâneos. O livro mergulha sem restrições na vulnerabilidade de Mirela, destacando elementos ancestrais e atemporais em seu sofrimento, ao mesmo tempo em que aborda questões modernas como a vida nas grandes cidades e as redes sociais. A trama revela a solidão de Mirela, mesmo tendo emprego, apartamento, família e amigos. Ao apaixonar-se por Pedro e, posteriormente, enfrentar seu desaparecimento súbito, a protagonista se vê confrontada com questões profundas sobre identidade e autoestima. Com uma escrita versátil, Timerman proporciona uma imersão profunda no mundo psíquico de Mirela, consolidando sua habilidade literária após experiências prévias com contos, poemas e ensaios. "Copo Vazio" é uma leitura recomendada para quem busca uma exploração reflexiva e contemporânea dos desafios emocionais enfrentados pelas mulheres modernas.

 Foto por Freepik
Créditos: Foto por Freepik
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65